Cursos
Curso técnico: O que é e como funciona?
O curso técnico está disponível em diversas instituições de ensino para lidar com as exigências cada dia maiores do mercado de trabalho. Atualmente apenas o ensino médio não garante uma colocação adequada no mercado de trabalho.
Anúncios
Conheça o que é um curso técnico
Algumas atividades profissionais demandam um conhecimento específico em lidar com equipamentos de alta tecnologia e processos complexos.
Este tipo de conhecimento, contudo, não aparece no ensino médio ou na formação regular. Por outro lado, você não vai precisar de uma graduação inteira para aprender muitas destas atividades profissionais. Por isso, existem os cursos técnicos!
Quer aprender mais sobre eles e, talvez, até fazer um? Continue a ler o nosso artigo e perceba todas as informações importantes.
O que é um curso técnico?
Os cursos técnicos são formações voltadas para o ensino teórico e prático de conteúdos voltados para setores específicos do mercado de trabalho. Eles surgiram no Brasil no início do século, como uma forma de atender as demandas da indústria nascente brasileira.
Por exemplo, embora o ferro fosse (e ainda é) uma matéria prima abundante no território nacional, faltava mão de obra qualificada para atuar nas siderúrgicas que fazem o tratamento deste material.
Por meio de uma parceria entre estas grandes indústrias e instituições de ensino, nascem os serviços sociais (sistema S), que oferecem os cursos técnicos para atender as necessidades da indústria.
Com o passar dos anos, o setor de serviços e até o comércio passaram a exigir qualificação de seus profissionais, e outros cursos surgiram também nessas áreas.
Você será redirecionado a outro site
Como funciona?
Ao contrário de uma graduação, eles possuem um tempo menor de duração e uma estrutura curricular mais específica.
Desta forma, o invés de ter de ficar de 4 a 6 anos estudando um conteúdo amplo, o curso técnico oferece disciplinas voltadas especificamente para uma função exercida em um curto espaço de tempo. Este período pode ser de 1 a 2 anos.
Além disso, na maioria das vezes o curso técnico dispensa uma formação humanística. Ou teórica mais abrangente, focando seu conteúdo nas habilidades exigidas pelo mercado de trabalho.
Tipos de curso técnico
Para atender às muitas necessidades do mercado de trabalho, seja no setor de comércio, serviços ou indústria, diversas modalidades de curso técnico estão disponíveis. Vejamos as principais delas e suas características gerais:
Curso técnico integrado
O curso técnico integrado é aquele exercido em conjunto com o ensino médio regular. Em geral, as ETEcs oferecem cursos técnicos nos dois anos finais do ensino médio.
Desta maneira, com a conclusão do ensino médio já se tem a formação técnica, de maneira integrada.
Curso técnico concomitante
Outros cursos técnicos podem ser oferecidos sem que exista uma vinculação direta com o ensino médio. Estes cursos, chamados concomitantes, podem ou não ser feitos ao mesmo tempo do ensino médio (ou até mesmo fundamental ou superior, por exemplo).
No entanto, no curso técnico concomitante, fazer o ensino médio não é um pré-requisito para a conclusão do ensino técnico.
Curso técnico subsequente
Por fim, nos cursos técnicos subsequentes, o aluno deve ter feito o ensino médio para ir se matricular.
Nestes cursos, portanto, o ensino médio é um pré-requisito para a matrícula no ensino técnico. Isto só acontece com cursos em que o conteúdo estudado exige ao menos uma formação mínima para ser todo entendido.
Quando fazer?
O melhor momento para fazer um curso técnico é quando se tem no horizonte, de maneira clara, uma profissão que deseja exercer.
Portanto, não recomendamos fazer um curso técnico sem ter um vínculo concreto com o mercado. Este vínculo pode ser tanto um emprego em vista como uma carreira em andamento.
Para que possamos entender essa escolha saiba que quando estamos na faculdade, a formação humanística em geral irá nos ajudar a ver o mercado de trabalho da área que escolhemos de maneira mais ampla.
Nos cursos técnicos isto é diferente, na medida que ele é focado na construção do profissional que irá atuar em uma vaga já definida e com demanda real e concreta. Desta forma, se você estiver muito distante do mercado de trabalho ou não tiver claro qual profissão deseja exercer, o curso técnico pode não ser a melhor coisa.
Em contrapartida, se você já tiver ao menos visto e entendido as funções da profissão que deseja, este é o momento ideal para investir em sua formação e se inserir em um curso técnico. Outra questão importante é acerca da idade.
Embora muitos cursos sejam dados até no ensino médio, feitos para os jovens, não existe limite de idade para fazer o curso técnico.
Os cursos técnico não são apenas para jovens. Pelo contrário, atualmente o mercado de trabalho tem optado por profissionais mais experientes, desde que eles tenham as formações técnicas necessárias.
Isso porque os mais velhos tem um perfil mais responsável e cuidadoso com alguns processos e serviços prestados.
É técnico, tecnólogo ou tecnológico?
Com o sucesso dos cursos técnicos, alguns cursos de propostas similares surgiram. Trata-se dos cursos de tecnólogo ou tecnológico. Ainda que todos eles tenham um foco na formação específica para o mercado de trabalho, eles tem coisas diferentes.
O curso tecnólogo, na realidade, é uma graduação com tempo menor e com mais foco em atuação no mercado de trabalho.
Este curso possui status de graduação, dando diploma neste sentido. Muitas vezes exigindo a apresentação de um Trabalho de Conclusão para terminar.
Muitos deles também oferecem uma formação mais abrangente, com conteúdos mais gerais sobre temas teóricos e humanísticos. Entretanto, seu tempo de duração é bem menor, variando de 2 a 3 anos.
Já o curso tecnológico, por sua vez, é apenas uma classificação dos cursos dados. Esse é um termo feito para diferenciar um curso que tem por finalidade melhorar o aluno em uma área que envolve tecnologia, em geral feito para o mercado de trabalho.
Veja como fazer grátis!
Os cursos técnicos vão variar muito de preço, a depender da área do mercado que se quer atuar. Mas, existem opções com preços justos e bons para seu bolso.
Contudo, até mesmo para garantir a todos o acesso ao mercado, iremos mostrar como buscar o melhor curso e realizar matrícula de forma totalmente gratuita.
Então, não deixe de ler o próximo post para ver como fazer o curso técnico grátis e quais são seus requisitos.
Técnico Grátis
Quer aprender a fazer o curso técnico de graça? Continue a leitura e veja de uma vez como poupar o seu dinheiro com o curso!
Em Alta
Veduca: veja se você pode se inscrever nos cursos gratuitos e como fazer!
Quer saber o que precisa e como se inscrever nos cursos gratuitos e online da Veduca? Clique aqui e saiba mais!
Continue lendoRecolocação profissional: Veja a importância
A recolocação profissional no mercado de trabalho pode parecer complicada. Mas podemos simplificar para você! Veja com atenção.
Continue lendoConheça o cartão de crédito Digi+ Visa
Procurando por um cartão de crédito com múltiplas vantagens incríveis? Conheça o cartão de crédito Digi+ Visa e comece 2023 com estilo!
Continue lendoVocê também pode gostar
Coursera: veja se você pode se inscrever nos cursos gratuitos e como fazer!
A Coursera oferece cursos gratuitos para diversas áreas do mercado. Saiba se você pode se inscrever clicando aqui.
Continue lendoSISU: Graduação para todos
Saiba tudo sobre o SISU, o programa que garante o acesso da graduação para cada vez mais pessoas no Brasil!
Continue lendoCartão PJ Cora extratos individualizados para facilitar sua gestão de gastos
Continue a leitura para conhecer os famosos cartões de crédito PJ Cora que podem melhorar a sua vida financeira!
Continue lendo