Emprego

Recolocação profissional: Como fazer a melhor!

Se você deseja atualizar sua carreira e currículo com a recolocação profissional, por que não fazer? Antes, leia este artigo, para saber as melhores dicas para isso.

Anúncios

Como iniciar a recolocação profissional

A maneira ideal começar logo a recolocação profissional é se atualizar a respeito de tudo o que acontece no mercado atual ao seu redor. Sabendo sobre as tendências, todas as coisas que o mercado procura em profissionais e se atualizar ao máximo te fará sair disparado na frente de todos os outros concorrentes.

card

LindedIn

Rede social profissional

Rede Social Trabalho

A melhor rede social para cuidar da vida corporativa.

Você será redirecionado a outro site

Levarei quanto tempo para uma recolocação profissional?

 Antes de começar a se recolocar profissionalmente no mercado, você deve estar em dúvida a respeito de quanto tempo levará para terminar essa ação. Te digo que não é muito fácil prever, pois algumas pessoas demoram mais do que outras.

Se o processo será demorado ou mais rápido do que o comum, isso depende de qual posição você já possui no mercado e como quer se colocar. Esse processo pode demorar de 1 a vários meses.

Também, é importante entender como está o seu mercado, ou seja, o setor que você representa. Faça uma avaliação de como ele se encaminha atualmente. Se o seu setor estiver contratando profissionais a todo vapor, você terá que realizar sua recolocação profissional mais rápido do que o habitual, para assim acompanhar o desenvolvimento do mercado e garantir a sua melhor posição.

Agora sim, você deve ficar com as maiores dicas de como realizar a sua recolocação profissional de forma eficiente e certa. Após isso, poderá comemorar o emprego que deseja e merece, por conta de todas as suas especialidades e dedicação a fim de crescer mais e mais.

Como realizar a minha recolocação profissional?

Para tornar possível a sua recolocação profissional no mercado, você deve considerar as ações mencionadas a seguir:

  • Atualize o seu networking e sua rede de relacionamento, no âmbito profissional;
  • Atraia o mercado iniciando pelo seu currículo, onde você poderá atualizá-lo;
  • Fique atento a oportunidades diversas de trabalho;
  • Saiba dos seus objetivos;
  • Entenda como se portar ao ir em uma entrevista de emprego;
  • Tome cuidado com as oportunidades de emprego, no geral.

Fique com uma explicação mais abrangente acerca de todos esses pontos, assim como tópicos adicionais para saber como se recolocar profissionalmente e alcançar seus objetivos de carreira.

Monte um novo e atrativo currículo

Esse passo com certeza deverá ser o primeiro, uma vez que você já tenha certeza do que é capaz e de como quer se dedicar. Isso porque o currículo profissional é o cartão de visitas do trabalhador.

Independentemente de sua forma de trabalho, profissionais são excluídos por conta do desleixo que têm com seus currículos. No geral um currículo deve possuir até duas páginas para ser considerado bom o suficiente, dando também um espaço para suas maiores experiências e conquistas no mercado.

Para arrumar seu currículo e se recolocar profissionalmente, você pode fazer uma pesquisa na internet sobre diversos moldes, escolher o que possui um design mais atrativo, porém não exagerado, fornecer as suas informações e assegurar que não existe nenhum erro de português e ser comunicativo, além de deixar uma foto sua seguindo os padrões da formalidade.

Uma dica excepcional para usar na linguagem do seu currículo é eleger palavras-chaves ou relacionadas de acordo com o seu mercado, fazendo referências a vaga desejada por você.

Busque emprego onde dará resultados

Para possuir resultados você deve ser muito esperto e pensar no que irá te agregar ou atrapalhar. Existem sites de empregos que possuem assinaturas com a promessa de que irão te ajudar a encontrar o emprego ideal para você. O que acontece é que você possui muitas chances de gastar esse dinheiro à toa, pois eles poderão não trazer o resultado esperado.

Utilize plataformas, sites e ferramentas gratuitos para encontrar a vaga desejada. Afinal de contas, ninguém mais do que você para saber o que é melhor e atrair esses resultados a curto prazo. Além disso, essas ferramentas gratuitas possuem uma maior eficiência, em comparação as que possuem assinaturas.

Considere o que está em ascensão no mercado

Ao realizar sua recolocação profissional de forma correta, você deverá estar de olho e por dentro das tendências. Isso porque existem mercados de trabalho que se encontram em recessão, o que quer dizer que, investir muito neles pode não trazer o resultado esperado.

Se atualize e fique por dentro de qualquer notícia a respeito deste mercado, caso seja o seu, além de entender sobre alguns que estão passando por modificações ou recessões. Um bom profissional é muito bem atualizado.

Invista em networking

Há quem diga que o networking é a chave para incluir um ótimo profissional no meio que ele deseja e precisa estar. Networking também é muito utilizado no marketing, onde tende a conectar pessoas que possuem interesses similares com o local ou pessoas almejadas, para que ele chegue até o objetivo.

Atualize toda a sua rede de relacionamento profissional e utilize networking para aproveitar novas oportunidades. Não se esqueça de comunicar seu desejo sobre a recolocação profissional, o que não deve ser escondido pois não é uma vergonha.

Busque a recolocação profissional e a leve à sua rotina

Ao buscar por uma vaga de emprego, você deverá seguir essa atividade como parte de sua rotina, uma vez que esta não deve ser considerada como uma atividade trabalhosa.

Por mais que fiquemos um pouco desanimados a procurar trabalho, é certo que você deverá despender de muito tempo para encontrar emprego, e nada melhor do que encaixar essa atividade em sua rotina.

Leve em conta os seus objetivos profissionais

Não esqueça de deixar os seus objetivos profissionais bem claros no momento de procurar um emprego e escrever o seu currículo. Assim, você evitará uma perda de tempo, tanto do contratante quanto sua.

Redefine quanto deseja e merece receber

Quanto você recebia, sabe que merece e deseja receber? Talvez você comece com uma quantia menor e termine com uma maior, não é? Isso porque você sabe o quanto evoluiu no mercado de trabalho, além do que você percebeu que merece ao realizar uma recolocação profissional.

Antes de pedir por tal quantia, faça uma pesquisa sobre a média salarial que está sendo ofertada para profissionais que possuam as suas dominações e experiência.

Saiba ter pose em entrevistas de emprego

Esse passo é muito esperado por quem quer um novo emprego e colocar em prática resquícios da sua recolocação profissional para o mercado. Se você conseguiu uma entrevista de emprego, comece as pesquisas sobre como se comportar diante do entrevistador.

Mostre que você está convicto sobre suas capacidades para contribuir com o seu trabalho esforçado para a empresa. Pesquise sobre as diversas formas de se comportar, faça uma análise de si mesmo e pegue para você o que for preciso.

Podemos ter te entregado as chaves para o sucesso da sua recolocação profissional. Agora é com você! 

Em Alta

content

Como ser aprovado em concursos públicos?

Os concursos públicos são muito famosos pelos seus salários, benefícios e estabilidade. Para saber mais sobre eles, clique aqui.

Continue lendo
content

Como fazer os cursos gratuitos do iPed?

Você conhece os cursos gratuitos do iPed? Sabe como se inscrever? Clique aqui e saiba quais áreas profissionais possuem cursos.

Continue lendo
content

Assaí Atacadista: Tudo sobre a empresa

Diversas empresas estão expandindo no Brasil. Uma delas é o Assaí Atacadista com vários empregos diferentes. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Fundação Bradesco: Conheça os cursos grátis

A fundação Bradesco está aqui para te ajudar. Se você quer encontrar os melhores cursos gratuitos e saber tudo sobre ela, continue a leitura!

Continue lendo
content

Cursos gratuitos Brasil Mais Digital 

O projeto Brasil Mais Digital foi criado para capacitar profissionais de tecnologia. Para saber mais sobre os cursos gratuitos, clique aqui.

Continue lendo